terça-feira, 16 de agosto de 2011

Abdominoplastia ou Lipoaspiração abdominal?

    É freqüente a dúvida entre os procedimentos. A lipoaspiração é um procedimento com cicatrizes mínimas posicionadas em locais estratégicos por onde entra uma cânula fina acoplada a um aspirador que suga a gordura abdominal. 
    Já a abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é um procedimento que remove a gordura e a pele flácida do abdome. Essa cirurgia tem como conseqüência uma cicatriz no abdome inferior ( na altura da cicatriz da cesária, porém maior) e muitas vezes também ao redor do umbigo que já é uma cicatriz natural. 

     Diante desses dois procedimentos as pessoas geralmente chegam ao consultório com desejo de tratar o abdome através da lipoaspiração, uma vez que as cicatrizes são mínimas. Isso no entanto, nem sempre é possível. 
    Vamos imaginar que a pele do abdome comporta-se como uma roupa. Quando emagrecemos muito ou depois do parto, as roupas passam a ficar largas e ficam sobrando. Para que as roupas voltem a servir no corpo é necessário fazer ajustes removendo o excesso de tecido. A pele do abdome comporta-se de forma similar exigindo a remoção do excesso para que se ajuste novamente ao contorno corporal. Essa remoção da pele flácida assim como da roupa larga só é possível através cortes que geram cicatrizes. 
    A cirurgia plástica muitas vezes é uma troca de uma alteração corporal que incomoda por uma cicatriz. O que é necessário fazer é colocar na balança os custos (cicatrizes) e os benefícios (se livrar do abdome em avental, estrias abaixo do umbigo, ter um abdome mais firme) e avaliar o melhor para sua auto estima. 
    Sendo assim os candidatos ideais para lipoaspiração são jovens, que não tenham tido filhos, não tiveram grande emagrecimento e apresentam gordura abdominal localizada. Essas pessoas não costumam apresentar flacidez de pele se beneficiando da melhora do contorno corporal com a lipoaspiração.
    Já as pessoas com história de grande perda de peso, gestaçōes anteriores, idade avançada costumam necessitar do tratamento da flacidez de pele e da musculatura da parede abdominal com a abdominoplastia, uma vez que a lipoaspiração isolada nestas pessoas pode até mesmo piorar a flacidez abdominal, pois remove-se apenas gordura reduzindo medidas porém deixando a "roupa" (pele) mais larga. 
   
   O procedimento duplo, ou seja, lipoaspiração associado a abdominoplastia conhecido como lipoabdominoplastia é indicado quando temos duas situações associadas: o acúmulo de gordura e a flacidez de pele.


Dr. Rafael Camargo Paccanaro
CRM 119.907
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Um comentário:


  1. Quer ajuda para escrever seu Blog?

    É importante ter esse canal sempre atualizado com postagens que despertem o interesse dos pacientes atuais e futuros, compartilhando o conhecimento da melhor forma.
    Sou escritor com 37 anos de experiência em várias áreas, inclusive retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas do universo médico.
    Assim seus detalhes não serão apagados gradativamente pela ação do tempo, sendo referência para todas as gerações.
    Para escrever o texto do Blog, com agilidade e no estilo que já vem sendo publicado, preciso apenas de informações básicas. O custo será bem razoável.
    Também elaboro livro abordando assunto da especialidade do cliente, como ghost-writer, reunindo textos e imagens.
    Assim terá sua obra sem se preocupar com produção do conteúdo, podendo marcar uma data especial ou prestar homenagem inesquecível, inclusive póstuma. O livro será ferramenta para fidelização e geração de novos pacientes, entre outros benefícios.
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse esse link: https://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    Abraços, obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Vida Escrita
    19 99217-7849

    VIDAESCRITA.COM.BR

    ResponderExcluir